LPG - Montante de R 497 mil é pago aos fazedores de cultura

Os 54 projetos aprovados terão prazo de até oito meses, de acordo com o seu plano de trabalho, para realizar o que foi proposto.

LPG - Montante de R 497 mil é pago aos fazedores de cultura

Na última quarta-feira, dia 10, a Prefeitura do Moreno, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, em parceria com o Governo Federal, repassou diretamente aos 54 fazedores de cultura o montante de R$496.843,38. Eles tiveram seus respetivos projetos aprovados pelos editais da Lei Paulo Gustavo, para fomentar a cultura e desenvolvimento do setor.

A partir de agora, os 54 projetos terão prazo de até oito meses, de acordo com o seu plano de trabalho, para realizar o que foi proposto. Um fato importante é que além da execução de seu projeto cultural, todos os fazedores de cultura contemplados com recursos da LPG terão de realizar uma contrapartida sociocultural, além de destinar 10% do valor total do projeto em ações de acessibilidade, voltadas às pessoas com deficiência – PCD.

“Isso é fruto do empenho de toda nossa equipe, para que a cultura de Moreno recebesse mais investimentos, e que os fazedores de cultura possam desenvolver seus projetos” disse o prefeito Edmilson Cupertino.

Completando os investimentos da Lei Paulo Gustavo na cultura morenense, teremos aproximadamente R$70.000,00 para a implantação de uma Sala de Cinema, que será instalada na Estação da Cultura. “São mais de meio milhão de reais injetados na cultura local, para que os fazedores e fazedoras de cultura possam investir em seus projetos”, disse Genilson Pretinho, Secretário de Cultura, Turismo e Esportes.

Foram mais de 150 (cento e cinquenta) projetos inscritos, divididos em 03(três) editais e 05(cinco) categorias. A Lei Paulo Gustavo em Moreno seguiu todas as etapas previstas pelo Ministério da Cultura de forma transparente e participativa, com o acompanhamento do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC. Foram realizadas escutas, oficinas de elaboração de projetos e reuniões no conselho CMPC para debates, esclarecimentos, capacitações e pactuações com os fazedores de cultura. “

As listas dos projetos aprovados foram publicadas no site da Prefeitura do Moreno, e toda a população poderá conhecer os contemplados. “Nos próximos dias vamos reunir todos os 54 fazedores de cultura aprovados para orientar sobre a execução e principalmente a prestação de contas destes recursos públicos, garantindo a transparência e eficiência ao processo” disse o Secretário Executivo de Cultura, Alan Cavalcanti.